Bem Viver deflagra campanha Dezembro Laranja

Bem Viver deflagra campanha Dezembro Laranja

A equipe do programa Bem Viver, ligado à Coordenadoria de Recursos Humanos, iniciou no dia 1º de dezembro a campanha Dezembro Laranja, mês de prevenção ao câncer de pele. A equipe do ambulatório do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) distribuiu panfletos e filtros solares para os servidores e magistrados que transitavam próximo ao restaurante do TJMT. O objetivo da ação é lembrar a importância da proteção e dos cuidados com a pele.
Segundo a enfermeira Manoela B. Carvalho Afonso, os servidores não podem se esquecer da importância de se proteger do sol, uma vez que o câncer de pele é o mais incidente na população brasileira. “A recomendação é de que usem equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos escuros, roupas de cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer-se de evitar os horários de maior insolação: das 10h às 16h”, pontuou.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem 176 mil casos de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da fotoproteção em suas diferentes formas para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas, praias e parques.
Em Cuiabá, a Sociedade Brasileira de Dermatologia já realizou atendimentos no Hospital Júlio Muller, em Cuiabá, e também nas cidades de Tangará da Serra, Sinop, Cáceres e Rondonópolis.
Onde surgiu – Com a intenção de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele, em 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) deu início ao movimento “Dezembro Laranja”. Desde então, sempre no último mês do ano, a entidade realiza ações para lembrar como evitar o câncer mais comum no país e convida a população a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #dezembrolaranja.
As ações incluem iluminação de monumentos, iniciativas de conscientização em pontos centrais e parques com distribuição de filtro solar, entre outras. Todo ano o tema da campanha é renovado para atrair um maior número de pessoas nessa luta de conscientização.
Previna-se:
– Evite o sol entre 10h e 16h;
– Aplique o protetor solar diariamente (fator de proteção de no mínimo 30) e repita a aplicação a cada 2 horas;
– Use camiseta, chapéu de abas largas, sombrinha e guarda-sol;
– Também não se esqueça dos óculos escuros, com lentes de boa qualidade.
Fonte
www.tjmt.jus.br
Ulisses Lalio
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Foto: Assessoria de Imprensa